Início POLITICA Rainha da Espanha já se encontra em Moçambique

Rainha da Espanha já se encontra em Moçambique

0
COMPARTILHE

A Rainha Letizia Rocasolano foi recebida, ontem a tarde, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, num encontro onde a esposa do Rei Filipe VI prestou solidariedade para com as vítimas do ciclone Idai, que afectou a região Centro do país.
Amanhã, a Rainha Letizia Rocasolano deverá deslocar-se à cidade da Beira, onde fará uma visita às áreas devastadas pelo ciclone Idai, prestar solidariedade às populações afectadas e manter um encontro com a equipa de médicos espanhóis que está a assistir as comunidades moçambicanas no distrito de Dondo, província de Sofala.

No total são 71 profissionais – 40 do sistema nacional de saúde de várias regiões espanholas e os restantes 31 em pessoal de logística – que foram recrutados para responder ao pedido de ajuda humanitária por parte de Moçambique. Para além de apoio em termos de pessoal médico, a Espanha disponibilizou 50 mil euros para fundo de apoio às vítimas do ciclone Idai.

A rainha Letizia deverá visitar a primeira missão da Equipa Técnica Espanhola de Ajuda e Resposta a Emergências (STAR), que instalou um hospital de campanha do tamanho de um campo de futebol na região sinistrada.

“No dia 28 de Abril, recebemos uma visita de três dias da sua majestade Rainha Letizia da Espanaha. É uma visita que, de uma maneira geral, vem reforçar as relações de amizade e solidariedade, para além da cooperação bilateral entre Moçambique e o Reino da Espanha. Na especialidade, a sua majestade Rainha Letizia veio para Moçambique para sobretudo partilhar solidariedade para com as vítimas do ciclone Idai que afectou o nosso país e vem ainda fazer a avaliação do processo de implementação de projecto de Espanha em Moçambique”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, logo após o encontro entre a Rainha Letizia Rocasolano e o Presidente da República, Filipe Nyusi.

Antes de se encontrar com o Presidente da República (acompanhado da Primeira-Dama da República de Moçambique, Isaura Nyusi), a Rainha da Espanha visitou o Centro de Investigação em Saúde da Manhiça, na província de Maputo. Trata-se de um centro que conta com o apoio do Reino da Espanha no desenvolvimento das suas actividades.

Com Letizia viajaram o secretário de Estado da Cooperação Internacional e para Iberoamérica e Caribe, Juan Pablo de Laiglesia, e a diretora de cooperação com África e Ásia da Agência Espanhola de Cooperação Internacional, Cristina Díaz.

Letizia chegou a Moçambique três dias depois de o ciclone Kenneth ter afetado o norte do país, provocando pelo menos cinco vítimas mortais, e um mês e meio depois de o Idai ter atingido também o território central de Moçambique, além do Zimbabwe e Malawi.

O novo ciclone não impediu a viagem da rainha, que é a primeira autoridade internacional que visita o país para expressar a solidariedade perante aqueles dois desastres naturais.

Trata-se da quarta viagem de cooperação realizada pela rainha espanhola, depois de ter estado na República Dominicana e Haiti (2018), Senegal (2017) e Honduras e El Salvador (2015).

Opais

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here